segunda-feira, 30 de julho de 2007

Relato D2: Cochabamba e chegada em La Paz

Acordamos umas 07:30, relativamente cedo pra quem teve um dia anterior como o nosso. Incrível a capacidade do ser humano de revigorar-se. Tomamos o ótimo café da manhã do Ceasar's Plaza. No próprio saguão do hotel havia uma agência de viagens, e compramos nossas passagens pra La Paz lá mesmo (B$384 cada, pela Aerosur, pago em dólar), pra sair às 16:40. Com o trauma de ônibus e as carreteras ainda fechadas, o avião era nossa única saída.

Em seguida fomos passear pela bela cidade que é Cochabamba. Na região do hotel havia algumas praças bonitas, muito comércio e camelôs. Lembrou um pouco o centro de SP, só que mais civilizado até. O clima estava bom, uns 20ºC e sol. Compras: ólculos de sol (B$45), touca com orelha (B$15), sorvete (B$4), soroche pills (B$2 cada).

Voltamos pro hotel e cochilamos até a hora do check out (tínhamos que aproveitar o preço da diária ao máximo...), demos mais uma volta, troquei dólares a B$7,83 (a melhor taxa de toda a viagem) e pegamos um taxi. Combinamos com o taxista de ele nos levar ao aeroporto pra fazermos o check-in bem cedo, ele nos levar ao Cristo e levar de volta ao aeroporto. Tudo por B$55. O Cristo lembra bastante o carioca, inclusive em tamanho. Fica sobre uma montanha e dá pra vê-lo de qualquer ponto da cidade, constituindo um ótimo mirante. No caminho o taxista nos falou que Cochabamba tem cerca de 2 milhões de habitantes, o que me surpreendeu. Lá de cima, porém, dá pra ver que o número é esse mesmo; a cidade é enorme.

De volta ao aerporto, almoçamos por lá mesmo - x-salada c/ fritas (B$18) e suco de laranja (B$8). Pra eles, preço de aeroporto; pra nós, preço de lanchonete da esquina. O vôo saiu com 50 minutos de atraso, mas foi tudo bem. Na espera, entramos na internet e tomamos uma soroche pill. Detalhe do serviço de bordo da Aerosur: eles dão umas trouxinhas com 2 pães recheados antes de entrar no avião. Lá dentro, só bebida. Durante o vôo havia muitas nuvens, mas dava pra ver alguns picos da Cordilheira vencendo a altura delas.

Chegamos em La Paz depois de 40 minutos, no pôr-do-sol. Como o aereporto fica em El Alto - cidade conurbada a La Paz, em local mais elevado - dá pra ver as montanhas da Cordillera Real que cercam a cidade, destacando-se o Illimani e o Huayna Potosi. A sala de desembarque já dá pra área externa do aeroporto. O táxi até o centro é tabelado em B$50. Pegamos uma das vans que fazem o mesmo trajeto por B$3,80 por pessoa. Quem já pegou lotação em SP ou Brasília não vai estranhar - é exatamente a mesma coisa. Os caras são até mais legais.

Nossa intenção era chegar até o Hostal Copacabana, do qual eu ouvi falar muito bem. Só que quando perguntamos na van, nos ensinaram a chegar no Hotel Copacabana. Só fui saber do erro na volta. O Hotel Copacabana é um 3 estrelas que fica na melhor região do El Prado, a rua mais bonita de La Paz. Vimos o hotel e gostamos bastante, mas o preço da diária (B$47 o casal) estava além do meu orçamento. O próprio carregador do hotel nos indicou um mais em conta e nos levou até lá (uns 300m ladeira acima), carregando inclusive toda nossa bagagem. Dei B$10 de gorjeta pro cara, porque era uma subida danada pra fazer carregando aquele monte de coisas. E na altitude, o que mais pega é subida. Andar no plano não cansa tanto. Ficamos então no La Estancia, por B$155 o casal com café. O hotel tinha um quarto grande, TV a cabo, baño privativo com água quente o dia todo e era bem limpinho.

Depois de instalados, fomos passear no El Prado e comer. A rua nos chamou muito a atenção e foi a maior surpresa de La Paz. Não esperava encontrar uma rua tão limpa, com jardins lindos e bem cuidados, ótimos restaurantes e prédios modernos. Senti-me na Europa, ainda mais com o frio de 5ºC que fazia à noite. Comemos num lugar chamado Brosso, o qual recomendo fortemente - 1 porção bem-servida de nachos (B$27) e uma jarra "média" (vem mais de 1 litro) de suco de laranja (B$13). Comer bem assim, gastando o equivalente a menos de R$10 o casal, só mesmo na Bolívia. O restaurante/lanchonete é muito bem decorado, tem um cardápio internacional e os pratos são lindíssimos - vêm do jeito que aparece na foto do cardápio. Voltamos lá outras 3 vezes.

Na volta, uma água 2 litros (B$5), banho e cama.