sexta-feira, 23 de março de 2007

Planejamento IX: Dinheiro

E dinheiro que eu vou gastar durante a viagem?

Ainda estou com muitas dúvidas quanto a isso, e estou pesquisando bastante pra não fazer bobagem. Uma decisão errada sobre o assunto e os gastos podem aumentar em 5 ou 10%.

Quando viajei à Europa, comprei traveller cheques, e foi a decisão mais acertada. Comprei os travellers da Amex no Itaú, a uma taxa bem menor que se eu fosse comprar euros em papel-moeda. Acho que a má impressão que algumas pessoas têm dos traveller cheques é porque algumas os trocam em cima da hora, em casas de câmbio dos lugares movimentados. Esse é o maior erro, pois esses lugares cobram comissão de 2% a 5% - às vezes até mais. No site da American Express dá pra localizar os bancos conveniados que trocam os travellers sem nenhuma comissão. Na Europa, eu chegava lá e trocava traveller de 100 euros por 100 euros em cash. Na hora, sem enrosco.

Já na Bolívia e no Peru, não é possível trocar os travellers por dólares, pois só se troca pela moeda em circulação no país (ou seja, bolivianos e soles). Então, vc fica à mercê da taxa de conversão que eles quiserem para o dólar. Mas pela visita que eu fiz ao site do Banco Central Boliviano acho que os bancos sérios (como é o Bisa, com quem a Amex tem convênio) não enfiam muito a faca na taxa.

Resumindo: pretendo levar 20% em dólar (papel-moeda), pra usar no início da viagem e emergências, e 80% em traveller cheques, pra trocar por bolivianos ou soles. Se foi a decisão correta ou não, saberemos na volta.

Um comentário:

 Cecilia disse...

Olá!!

Estava lendo o seu blog, pesquisando dados sobre a Bolívia, Peru e Chile e gostaria de saber como foi a sua viagem em 2007 para essa região.
Qual foi o seu roteiro? O que a dizer do que é fundamental conhecer?

Entrarei de férias agora em 09/10 e ainda não fechei completamente o meu roteiro. Vou viajar sozinha e pretendo ficar nos Hostel da HIHostels.


T+,
Cecilia