domingo, 4 de março de 2007

Planejamento V: Mais detalhes sobre os destinos

Foi difícil decidir sobre o que fazer e o que não fazer nessa viagem. Existem muitas coisas legais. Eu gostaria muito de, por exemplo, conhecer Lima, ver as linhas de Nazca, ver o Oceano Pacífico, conhecer os lagos de sal da região de Uyuni, fazer rafting em Cuzco... Enfim, são tantas coisas que seriam necessários meses pra se fazer tudo. Como eu só tenho pouco mais de 2 semanas e o dinheiro não está sobrando, restringi meus planos a ir até Machu Picchu sem desviar muito do caminho, passando por La Paz e o lago Titicaca. Ir a Lima encareceria muito a viagem, e os salares eu deixo pra uma próxima viagem, quando eu for pra Santiago atravessando o Atacama.

- La Paz: Quando comecei a ver o que tinha pra fazer em La Paz (que eu achava que ia ser só uma parada estratégica pra descansar), fiquei impressionado e entusiasmado com as opções, e agora a cidade virou um dos pontos altos da viagem. Minha namorada sempre quis ver neve e tentar esquiar, e eu sou fascinado por montanhismo, apesar de nunca ter praticado (no máximo eu fiz umas trilhas e uns rapéis - será esse o plural de rapel?). Decidi fazer passeios mais light no primeiro e segundo dias, pra se adaptar à altitude.

- Tiahuanaco (ou Tiwanaku): lendo sobre a história da civilização Tiahuanaco fiquei fascinado pra conhecer sua antiga capital, apesar de que parece que não sobrou muita coisa por lá. Os caras foram uma civilização fortíssima, mais antiga que os egípcios, tinham uma tecnologia agrícola avançadíssima e desapareceram "misteriosamente" em poucas décadas, já no séc. XV.

- Chacaltaya: fica perto de La Paz, é um passeio que dá pra fazer em um dia. Quem foi no verão diz que a estação está fechada, mas como vou no inverno, talvez dê pra tomar uns tombos no esqui. Senão, vale pela subida ao pico (+-5.500m), as paisagens e a neve. Vai ser importante pra mim porque é uma das melhores visões do Huayna Potosí - ou eu já mato a vontade de subir montanhas em Chacaltaya ou eu fico ainda mais seco pra subir o Huayna.

- Huayna Potosí (foto): é um dos picos com mais de 6.000m (só pra ter uma idéia, o Pico da Neblina, ponto culminante do Brasil, tem menos de 3.000m) mais acessíveis para principiantes. O passeio dura dois dias, e deve ser uma aventura inesquecível. Eu tenho fascínio por fazer uma aventura dessas desde que li "No ar Rarefeito", sobre uma expedição no Everest que matou muita gente. Decidi fazer esse passeio na volta, pois devo estar já totalmente aclimatado a alturas acima de 4.000m.






- Copacabana: vilarejo às margens do lago Titicaca, do lado boliviano, destino de romarias por causa da igreja e da santa do lugar (tipo uma Aparecida do Norte boliviana). O passeio à Ilha do Sol é muito recomendado, com ruínas incas e ótimas vistas do lago.

- Puno: cidade bem turística e cultural do Peru, também às margens do Titicaca. Tem um passeio até umas ilhas flutuantes habitadas e uma vida noturna agitada.

- Trem de Puno a Cuzco: dizem que é um dos passeios de trem mais lindos do mundo.

- Cuzco: antiga capital do império inca. Tem uma história riquíssima e muitas opções de passeios.

- Machu Picchu: não precisa nem falar muito, né. Ficou abandonada e esquecida por séculos, até que uma expedição americana no início do século XX encontrou as ruínas. Está ficando cada vez mais comercial, mas mantém muito da magia. O problema é que está ficando cada vez mais caro ir pra lá. Pelo que eu vi, o meio mais barato é o trem, que por um trajeto de menos de 100km cobra mais de US$100,00. A Trilha Inca é uma trilha de 4 dias pelo caminho que os antigos incas faziam pra ir a partir de Cuzco, mas agora só pode ser feito com guias especializados, que estão cobrando um absurdo pelo passeio. Talvez estando já em Cuzco dê pra negociar opções mais baratas. Existe a opção de uma trilha mais light, de 2 dias.

Um comentário:

Anônimo disse...

OI RICARDO

Parabens pela organizacao e pela disposicao a uma aventura dessas... com certeza se trata de algo que ficara marcado para sempre em sua vida..