quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Relato D11: De Aguas Calientes a Cuzco e além

Até então estávamos na ida. Agora começávamos nosso retorno. O trem partiu de Aguas Calientes às 05:45, ainda escuro. Eu consegui ver a lista de passageiros: muitos holandeses, americanos, espanhóis e só 4 brasileiros. Mais uma vez eu lutava contra o sono para apreciar as belas paisagens. E eram belas mesmo: de um lado o rio correndo violentamente e do outro picos altos cobertos de neve.

Chegando em Ollantaytambo, não é difícil conseguir condução até Cuzco. O problema é que os bons ônibus estão com as operadoras de turismo. Os ônibus normais (fedidos) custam S$5. Optamos por pegar um taxi coletivo, a S$10 cada, só que tinha que esperar juntar 4 passageiros. Saímos com 3 mesmo, e foi a melhor decisão: viagem rápida, tranquila e extremamente linda. Quando se vai direto de Urubamba pra Cuzco, sem passar por Pisac, tem-se uma vista deslumbrante do Valle Sagrado.

Queríamos partir pra Puno no mesmo dia e conhecer as Ilhas de Urus no dia seguinte. Chegando em Cuzco fomos procurar ônibus. Então voltou o fantasma dos bloqueios: os ônibus não estavam partindo pra Puno pela manhã devido a ameaças de protestos. Fomos a várias agências e acabamos comprando um ônibus turístico que sairia às 22:00, por S$35 cada (bus cama). Foi até bom, pois poderíamos ver a final da Copa América em Cuzco, que seria naquela tarde. Almoçamos no Bembos de novo (~S$25 tudo) e fomos para o hotel. Como iríamos sair à noite, fechamos uma meia-diária por S$30. Dormimos até as 15:00, hora do jogo.

Assistimos ao jogo no Norton Rat's Pub, um Pub bem legalzinho quase em frente à Plaza de Armas. Havia umas 50 pessoas, a maioria turistas europeus. Detalhe: eles estavam torcendo pra Argentina. Depois do jogo começado chegaram mais alguns brasileiros e, apesar de sermos minoria, fazíamos muito mais barulho. O jogo foi sensacional: depois de uma campanha mediana durante todo o campeonato, o Brasil fez uma final impecável. Ganhamos por 3x0 e fomos campeões. No Rat's consumimos um pint de Old Speckeled Hen (minha cerveja importada favorita - S$12), um de Excalibur (cerveja inglesa com 8,5ºGL - S$13), 2 papas fritas (eles fritavam pedaços grandes, com casca e tudo, e ficou muito gostoso - S$3 cada) e coca (S$3).

Saindo do pub, na Plaza de Armas, os brasileiros tomaram conta. Não sei de onde eles saíam. Teve um grupo que deu a volta olímpica na Plaza com bandeira e tudo. Ficamos pulando e cantando em frente à catedral - uma cena inesquecível.

Voltamos pro hotel, arrumamos as coisas, pegamos um taxi pra rodoviária (S$3), compramos umas comidinhas pra comer no ônibus (~S$15) e embarcamos. O bilhete de embarque deve ser comprado separado, num guichê na rodoviária (S$1). O ônibus era bom e a viagem foi tranquila. Conseguimos dormir. Chegaríamos em Puno de madrugada.